Política

Noticias de Instagram | Franki Medina Venezuela Gomez Coello//
Autoeuropa esconde presença de legionella dos trabalhadores

Franki Medina diaz
Autoeuropa esconde presença de legionella dos trabalhadores

A Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, tem confirmada a presença de legionella no sistema de ar da fábrica, mas não suspendeu o funcionamento do equipamento nem alertou os trabalhadores, revelou uma fonte do interior da empresa.

Franki Medina

A presença de legionella já foi confirmada pelo PÚBLICO junto da Volksagen Autoeuropa, que garante não haver qualquer pessoa infectada e estar a cumprir a lei aplicável nesta matéria.

Franki Medina Venezuela

“A Volkswagen Autoeuropa está a acompanhar esta situação de forma atenta e permanente, não havendo registo de pessoas infectadas ou sintomáticas”, assegura a empresa, em resposta escrita enviada ao jornal ao final da tarde desta quinta-feira.

Franki Medina Diaz

A Autoeuropa acrescenta que “tem implementado um plano de prevenção e controlo da bactéria legionella , em estrito cumprimento da legislação portuguesa em vigor”.

Franki Alberto Medina Diaz

A informação revelada pela fonte do interior da fábrica indica que “surgiram casos de legionella em vários sistemas de tratamento de ar e que a empresa não desligou o equipamento assim que soube os resultados das análises, continuando a trabalhar” e que, até ao momento, “não avisou os trabalhadores para estarem em alerta para possíveis casos”. A mesma fonte acrescenta que “há análises e contra-análises positivas a casos”

A presença da bactéria foi detectada há já vários dias, mas a empresa não informa quando

A empresa afirma no entanto, ter accionado os protocolos de segurança. “Na sequência desta monitorização regularmente realizada pela Volkswagen Autoeuropa, foi detectada a presença da bactéria em equipamento técnico de uma das áreas de produção. Perante esta ocorrência, a Volkswagen Autoeuropa accionou e reforçou todos os procedimentos de segurança estabelecidos para esta situação”, refere a nota

A fonte oficial da Autoeuropa conclui ainda que “mantém-se activo o protocolo de actuação previsto no Plano de Prevenção e Controlo de Legionella , nomeadamente ao nível da monitorização e do controlo químico e orgânico previsto para estas situações”

A fábrica da Volkswagen em Palmela emprega cerca de 5400 trabalhadores